r7 -21/07/2022 23:23
O governo federal, por meio do Ministério da Justiça, criou
um canal para que o cidadão denuncie casos de telemarketing
abusivo, como empresas que ligam insistentemente ou em horários
inapropriados para vender produtos.
Recentemente, essas empresas foram obrigadas a se
identificar para que os consumidores soubessem do que se trata a ligação antes
de atendê-la.
Porém, só essa medida não foi suficiente para acabar com a
prática abusiva, de modo que o Ministério da Justiça decidiu criar o canal para
ajudar nas denúncias.
Além disso, o Senacon suspendeu as atividades de 180
empresas desde 18 de julho, já que houve quase 15 mil reclamações sobre a
questão nos últimos três anos.
Para realizar a denúncia, basta acessar o site neste endereço e inserir as informações necessárias.
São elas: a data, o número de origem da chamada com DDD, o nome do
telemarketing e se havia permissão para a oferta.
Atualmente, existem duas plataformas para evitar essas
ligações indesejadas. A plataforma “Não me Perturbe” possibilita
o bloqueio de chamadas de telemarketing de prestadoras de serviços de
telecomunicações e de instituições financeiras. A iniciativa é da Anatel, com
as principais prestadoras de serviços de telecomunicações do país.
O Procon-SP também oferece o serviço Não Me Ligue,
que coloca o número de telefone em uma lista que não pode receber ligações de
telemarketing ativo. Por esse mesmo canal, é possível fazer reclamações sobre
as empresas que estão desrespeitando o bloqueio.