Prefeitos de Castilho e Independência assinam convênio para instalar ´Cozinha-Piloto Agro´

urubupunganews -20/12/2021 18:08

Na manhã desta segunda-feira,20, os prefeitos Paulo Boaventura (Castilho) e Fernando Macchi Santana (Nova Independência), assinaram o convênio junto a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento garantindo às respectivas cidades o programa “Cozinhalimento”. Este programa consiste na instalação de cozinhas-piloto experimentais com objetivo de incrementar ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. Os recursos serão enviados pelo governador João Dória. 

"Mais uma vez agradeço ao governador Dória e ao secretário estadual Itamar Borges por esses benefícios concedido à Castilho. Nossa aproximação com o Governo do Estado sempre possibilita ótimos convênios", enalteceu Paulinho Boaventura.   


O documento foi assinado no gabinete do prefeito castilhense e contou com a presença de Cleisson de Oliveira, assessor parlamentar do deputado estadual Itamar Borges. Na ocasião Borges está licenciado do cargo na Assembleia Legislativa por ter assumido como secretário estadual a pasta de Agricultura e Abastecimento. 

Com o convênio assinado, as duas prefeituras receberão recursos para implantação do programa, bem como para adquirir todo equipamento da cozinha piloto que são geladeira industrial, freezer comercial, batedeira, liquidificador, fogão semiindustrial, coifa, micro-ondas, multiprocessador, fritadeira elétrica, forno semi-industrial, balança digital, entre outros utensílios.


“Essa cozinha-piloto será composta por mais de 130 itens”, disse o secretário Itamar Borges. O programa terá duração de 2 anos e em Castilho deverá ser gerido pela SAMAT (Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo), na qual terá como gestor o próprio secretário José Carlos Justi e nutricionista responsável a funcionária Ivani dos Anjos da Silva

O programa Cozinhalimento funciona sob gestão da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP).