Prefeitura de Mirandópolis decreta estado de calamidade pública

hoje mais -24/03/2021 15:12

O prefeito de Mirandópolis (SP), Everton Sodário (PSL), decretou Estado de Calamidade Pública no município em função do avanço da pandemia do coronavírus. O decreto assinado na terça-feira (23) tem validade imediata.


Prefeito Everton Sodario está em seu primeiro mandato

Na publicação consta apenas que a medida foi tomada diante do agravamento da pandemia em todo o Estado, impondo à municipalidade graves circunstâncias na área da saúde, bem como, na esfera econômica. Cópia do decreto será encaminhada à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para análise e reconhecimento. 

A medida é adotada pelo prefeito de Mirandópolis sai com um ano de atraso em comparação com outros municípios paulistas. O governador do Estado, João Doria (PSDB), anunciou o estado de calamidade pública em todas paulistas em 20 de março de 2020, em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus.


Em Araçatuba, a Prefeitura decretou o estado de emergência por conta do coronavírus no dia 18 daquele mês, quando havia 36 casos suspeitos e nenhum confirmado na cidade.

Pandemia

Hoje, segundo dados informados ao governo do  Estado, Mirandópolis soma 1.081 casos e 19 óbitos. Entretanto, esse número está defasado, já que o próprio site da Prefeitura informa já serem 1.215 casos confirmados e 24 mortes.

No decreto, o prefeito lembra que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou como pandemia global a propagação do coronavírus, que atinge número expressivo de pessoas no País, cita que isso ocorre especialmente no Estado de São Paulo, devido aos elevados índices de contágio.

Ele acrescenta que é de 3 de fevereiro do ano passado a portaria do Ministério da Saúde declarando Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da covid-19.

E cita que esse estado calamitoso persiste e foi agravado nos últimos meses em razão do súbito e considerável aumento de casos, justificado pela não ampliação de leitos hospitalares a ser promovida pelo ente responsável pela gestão da saúde de média e alta complexidade, que seria o governo do Estado.

Assim, de acordo com o decreto, o município se vê obrigado a maiores desdobramentos para auxiliar no combate dos efeitos da pandemia.

O Hojemais Araçatuba já entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Mirandópolis solicitando informações sobre as medidas efetivas que serão adotadas a partir da decretação do estado de calamidade pública municipal e aguarda um retorno.