Professores da Rede Municipal em Andradina receberão abono com recursos do Fundeb

divulgação -22/11/2021 22:31

A Prefeitura de Andradina vai conceder um abono salarial a todos os professores da Rede Municipal de Andradina, que está sendo possível este ano porque houve sobra dos recursos do Fundeb. O anúncio, que irá beneficiar centenas de professores da Educação Básica, foi feito pelo prefeito Mário Celso Lopes, ao lado da secretária de Educação, Estela Cassiolato Goda.

“Com a lei federal 14.113, de dezembro de 2020, o percentual de recursos do Fundeb que devem ser usados para remunerar os professores foi ampliado de 60% para 70%. Essa margem percentual, somada ao que não foi gasto ao longo do ano, que nos permitiu fazer o pagamento do abono”, informou Estela Goda.

Na prática, os professores receberão uma espécie de salário a mais. Estela afirmou que a excelente notícia é fruto de um trabalho sério sobre o que é usado na educação municipal.

“O melhor possível para os nossos alunos municipais em todos os sentidos. Na alimentação com uma merenda escolar que tem sido um exemplo para muitas cidades; no uniforme; no material didático, passando pela compra de notebooks para os professores e tablets para os alunos. Também investimos em aparelhos de ar condicionado para todas as nossas escolas municipais e mais virá”, pontuou o prefeito Mário Celso Lopes.

Mário explicou que havia uma campanha interna para valorizar os professores da educação desde o início do mandato e a “sobra” de recursos do Fundeb, na ordem de R$ 3,4 milhões (três milhões e quatrocentos mil reais) vai permitir isso. “Esta distribuição é merecida e virá antes da passagem do ano novo, porque os professores merecem por cuidar muito bem de nossos alunos”, explicou o prefeito.

Pela lei, esses 70% só podem ser gastos com o grupo do magistério, razão pela qual não se pode podemos estender o abono aos profissionais do âmbito administrativo da rede municipal.

Atualização

O prefeito aproveitou a oportunidade para informar sobre as medidas que estão sendo tomadas para complementar o recebimento de profissionais que ganhavam abaixo de um salário mínimo e que a partir de agora terão seus vencimentos atualizados. Cerca de R$ 900 mil das sobras do Fundeb serão usadas nesta atualização.