Projeto de escolinha de futebol do sargento Faustino envolve crianças e adolescentes

moises eustaquio -30/08/2020 14:38

No episódio de hoje, vamos abordar sobre o Projeto “Mente Livre - Corpo Limpo”, mais uma das ações positivas desenvolvidas em Andradina pelo sargento Sérgio Faustino quando esteve à frente da Secretaria de Política sobre Drogas do Governo de Andradina.

Um grande atrativo para garotos de todos os bairros o programa foi inaugurado em 28 de novembro de 2017, no Conjunto Habitacional “Bonfiglio Barbaroto” em parceria com as escolas “Josefa Jesus Carreira” e “Francisco Teodoro de Andrade”.

Aberto a crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos, num certo período o projeto chegou a reunir cem inscritos. “Criei essa escolinha de futebol porque o esporte é uma grande ferramenta à prevenção ao uso de drogas licitas e ilícitas”, justifica o sargento Faustino.


Os treinadores eram todos voluntários, a participação dos garotos acompanhada com rendimento escolar junto às escolas e antes de cada atividade havia uma preleção. Os treinos ocorriam às terça e quintas-feiras à tarde e jogos aos domingos.

PROMOÇÃO

Para alavancar a ideia o então secretário sargento Faustino reuniu parceiros, promoveu show de prêmios visando arrecadar fundos, adquiriu uniformes novos e personalizados com logo da Secretaria, bolas e cones, acessórios necessários à estrutura.

“A meta do Projeto Mente Livre – Corpo Limpo funciona também para socialização da classe, uma vez que para ser bem-sucedido no esporte o adolescente tem que se cuidar e ter hábitos saudáveis com seu corpo que, em tese, é sua empresa”, explica o idealizador.

A Secretaria, em parceria com a associação de moradores de bairros, Esportes e Juventude, Educação, Saúde e higiene Pública, e Promoção e Cidadania e Direitos Humanos, pretende implantar polos esportivos nos bairros oferecendo-lhes oportunidade de participar dos programas


ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Apesar da efetiva participação da Associação de Moradores, comprometida com o ideal e capacidade para isso, o programa era supervisionado pela Secretaria sobre Drogas e para acessar os adolescentes e jovens faziam compromisso de obediência às regras contidas na “Cartilha do Atleta”, pautadas na disciplina, não podendo infringir qualquer norma legal ou fazer uso de qualquer substância que não condiz com a prática esportiva.

Fora isso, o inscrito tinha que estar matriculado na rede de ensino, ter frequência e rendimento normais quanto às atividades escolares. Tudo supervisionado pela Secretaria junto às unidades de ensino.


CIDADANIA E CARÁTER

“A finalidade do projeto, além de promover o esporte, objetiva atos de cidadania e participação na formação do caráter de indivíduos por meio de atividades que valorizem e educação, o convício social e a capacidade individual de resistência às drogas”, acrescente sargento Faustino.

Paralisado cerca de um ano atrás por motivos alheios e a transferência do policial de secretaria, o Projeto Corpo Livre – Mente Limpa deve ser retomado em breve.

“Já recebi propostas e se Deus quiser reativaremos essa escolinha. Infelizmente, não terei mais o apoio de minha falecida esposa, grande incentivadora, mas espero aporte da administração e associações de bairros”, concluiu prometeu sargento Faustino, que é pré-candidato a vereador pelo PSL.