Sargento Faustino, incansável trabalho voluntário no Recanto do Senhor Jesus

Redação -15/08/2020 15:24

Hoje, abordaremos a segundo episódio das ações do sargento Sérgio Faustino, pré-candidato a vereador pelo Partido Liberal em Andradina. O objetivo é que os munícipes e eleitores conheçam o importante trabalho voluntário desenvolvido por ele frente à Comunidade Terapêutica Andradinense Recanto do Senhor Jesus, uma clínica que cuida de dependentes químicos e alcoólatras.

A convite da diretoria, sargento Faustino decidiu encarar o desafio em 2000, como coordenador voluntário da equipe técnica composta por médico, enfermeira, psicólogo, assistente social, nutricionista e monitores.

À época, o público interno de dependentes em tratamento oscilava entre 25 e 30 pessoas maiores de idade do sexo masculino e com uma ação interativa teve êxito na recuperação de muitos pacientes reinseridos no seio da sociedade.

O tratamento de dependentes no Recanto consiste no tripé Espiritualidade [respeitando sempre as crenças e o laicismo do Estado]; Grupos de Apoio/N.A. Narcóticos Sinônimos, A.E. - Amor Exigente - e outros; e Laboraterapia Ocupacional.

Esse último envolvia tarefas diárias, como criações de porcos, galinhas, cultivo de hortas e lavouras de feijão, milho, cursos profissionalizantes de marcenaria, eletrônica residencial e predial, enrolamento e rebobinamento de motores, artesanatos, aulas de violão percussão e bateria entre outros.

ATIVIDADES

“Os internos tinham também horário de lazer, onde praticavam dominó, dama, xadrez, capoeira, futebol, e exercícios em uma pequena academia. Todas as atividades diárias eram supervisionadas por monitores, e realizadas com horários pré-definidos”, destaca o sargento voluntário.

No geral, o tratamento ocorre em regime de internato, perdura por seis meses, podendo se estender, e a partir do quarto mês o residente em situação normal de tratamento adquire o direito de iniciar sua reinserção social, podendo passar os finais de semana com seus familiares em sua residência, retornando na segunda feira.

“Me afastei por um certo período e retornei posteriormente permanecendo até 2016, quando fui convidado pela prefeita e assumi a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas”, recorda sargento Faustino.

CAMPANHAS

Para ajudar na manutenção do Recanto sargento Faustino e demais integrantes da diretoria promoveram várias campanhas ao longo dos anos. Uma delas, num estacionamento no entorno do recinto de exposições, contou com a ajuda da querida esposa Josirene, falecida em acidente neste ano.

E foram várias as promoções visando reforçar as finanças para manter a instituição funcionando: venda de pizzas, doces cristalizados, verduras, leitões e móveis produzidos na marcenaria do próprio Recanto [hoje desativada]

O policial lembra que seu trabalho voluntário nessa entidade não tinha hora e ocorreu sem qualquer problema porque sabia interagir com os internos. “Eu capinava, comia, orava e jogava bola com eles”, ressaltou, afirmando que isso propiciava liderança tranquila.

POLÍTICA

Sargento Faustino é líder do Diretório do PL em Andradina e como pré-candidato a vereador terá o apoio do Impacto Online para tentar buscar uma vaga no legislativo, não apenas pelo trabalho já desenvolvido em prol da sociedade local, mas como figura influente em esferas superiores e também pelo drama sofrido. Seu lema: “Um novo futuro – renovação, honestidade e liderança”.

A competência do militar foi colocada à prova nos 70 dias em que ocupou uma vaga na Câmara de Vereadores, substituindo o titular Raimundo Justino de Souza, afastado por problemas de saúde. Na época, ocupava a Ouvidoria do Governo Municipal.

Sem dúvida Sargento Faustino surpreendeu ao conseguir, em curto espaço de tempo, mais de R$ 1,5 milhão em emendas para a Saúde, Esporte, Infraestrutura e ônibus escolar com acesso a cadeirantes. Mais recursos ainda estão pendentes para asfalto novo.